Como as telhas de concreto podem não ser uma boa opção para o seu telhado

As telhas de concreto são populares por sua versatilidade, uma vez que podem ser encontradas em diversas formas, cores e desenhos.

Imagem ilustrativa do post sobre telhas de concreto

Sabemos que ao projetar um telhado é preciso considerar todos os aspectos da cobertura, como o tipo de telha e de madeiramento, bem como o investimento necessário para a construção e para eventuais reparos.

E é nesse sentido que, assim como as telhas cerâmicas e as telhas asfálticas, as telhas de concreto apresentam algumas características que podem prejudicar o seu telhado. Continue a leitura!

Telhas de concreto – por que esse material de construção não é ideal para o telhado?

Telhas de concreto são fabricadas com uma mistura de cimento, água e areia. Em geral, as telhas de concreto são maiores que as telhas cerâmicas e 10 unidades podem cobrir um espaço de 1 m².

Essas telhas são consideradas um material de construção caro, quando têm seu preço comparado aos das telhas de alumínio ou de cerâmica. Além disso, devido ao peso da telha, o processo de construção pode ser mais demorado.

Se você planeja construir um telhado com telhas de concreto, não deixe de levar em consideração os seguintes aspectos:

Alta carga na estrutura

A principal desvantagem das telhas de concreto é a dificuldade de instalação. Essas telhas são muito resistentes, porém são muito pesadas.

Se você está construindo uma casa nova, essa característica pode não representar, necessariamente, um problema, uma vez que o telhado poderá ser projetado para suportar o peso do material.

No entanto, se o imóvel é um pouco mais antigo, é preciso avaliar se a estrutura existente suportará o peso de um telhado de concreto. Além disso, para que a cobertura fique perfeita e não ofereça risco é preciso que a instalação seja realizada por um profissional muito experiente e qualificado.

Pouco resistente ao vento

Apesar de muito pesadas, as telhas de concreto não representam uma barreira eficiente contra o vento, uma vez que podem se soltar umas das outras em dias de ventos fortes, causando estragos consideráveis em toda a estrutura.

Também é importante observar que, como essas telhas são muito pesadas, elas devem estar sempre em bom estado de conservação, uma vez que desabamentos podem colocar em risco a integridade física dos moradores da casa.

Risco de quebras

As telhas de concreto são resistentes, porém quebradiças. Embora o granizo cause poucos danos a uma telha de concreto, o material pode rachar ao sofrer um impacto frontal ou caso galhos de árvore caiam sobre o telhado.

A telha também pode se quebrar caso seja preciso andar sobre a cobertura para realizar algum reparo.

Manutenção constante

Telhas de concreto são duráveis, mas ainda assim exigem reparos e manutenção constantes. Como o concreto absorve muita umidade é comum o surgimento de manchas e o crescimento de musgo, que precisam ser removidos em limpezas frequentes.

Outra grande desvantagem de uma cobertura de concreto é que ela não permite a detecção imediata de vazamentos e a água da chuva pode se infiltrar por centenas de metros antes que seja possível encontrar o local exato da infiltração.

A telha de concreto também não possui boa impermeabilização e, ao finalizar o telhado, é necessário aplicar tinta selante sobre a cobertura para repelir a água e impedir que a umidade se acumule sobre a cobertura. Também pode ser preciso instalar mantas impermeabilizantes para proteger a estrutura contra os danos causados pela água.

Visual pouco atraente

As telhas de concreto podem contribuir para tornar um projeto arquitetônico visualmente menos interessante. O concreto apresenta uma forte tendência a desbotar com o tempo, devido à exposição à luz do Sol e à chuva. Isso significa que o telhado pode perder todo o charme em um período muito curto de tempo, afetando a estética geral da casa.

Além disso, essa característica pode tornar muito difícil, se não impossível, substituir só uma parte das telhas, caso seja necessário. Se uma parte do telhado for substituída, pode levar vários anos para que as novas peças fiquem na mesma cor das peças originais.

Pouco eco-friendly

Telhas de concreto são razoavelmente “amigas do meio ambiente“. O concreto é fabricado a partir de materiais naturais. Assim, embora não seja biodegradável, o material é ecologicamente correto, uma vez que seu processo de fabricação não é prejudicial ao meio ambiente.

No entanto, telhas de concreto não são boas isolantes térmicas, uma vez que o material superaquece. Esse comportamento pode tornar as contas de energia mais altas, devido à necessidade de climatização do ambiente com uso de ar-condicionado ou ventiladores.

Telha ecológica de fibra vegetal – alternativa viável

Detalhe de um telhado feito com telhas ecológicas de fibra vegetal

Se você estiver construindo um telhado novo ou reformando um antigo, a telha ecológica de fibra vegetal é uma excelente alternativa para a sua cobertura. Elegante e moderna essa telha ondulada está disponível em várias opções de cores e se ajusta bem aos mais diversos estilos arquitetônicos.

A telha de fibra vegetal é um material de cobertura muito durável e, além disso, é ecologicamente correto. É uma cobertura extremamente leve, que exige uma estrutura de madeira pouco robusta, tornando a construção mais rápida e barata.

Existem diferentes tipos de telhas que podem ser utilizadas no projeto de construção do seu telhado. As telhas de concreto podem até oferecer alguns benefícios, no entanto, não são eficientes do ponto de vista térmico, exigem manutenção constante e podem estragar a estética da sua casa. Pense bem antes de comprar.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as telhas de concreto, que tal descobrir como uma telha leve pode melhorar o seu telhado?

Deixe um comentário