Como aproveitar a telha de policarbonato transparente no telhado?

Altamente resistente a impactos, de fácil manutenção e com excelente desempenho estético, a telha de policarbonato transparente é a solução ideal para quem busca uma cobertura que integre espaços externos e internos aproveitando a luz natural nos ambientes.

Fachada com telha de policarbonato transparente Onduclair

Leve e versátil, o termoplástico pode auxiliar na diminuição dos custos da obra, além de se integrar facilmente a diferentes tipos de projetos residenciais e comerciais. Sim, seu uso vai muito além cobertura de corredores laterais, uma de suas aplicações mais comuns.

Pensando em inspirar seus futuros projetos, elencamos algumas possibilidades de aproveitamento da telha de policarbonato transparente em coberturas e as vantagens que esse material pode trazer para o imóvel. Saiba mais!

5 maneiras de aproveitar a telha de policarbonato transparente no  telhado

1. Estufas

Telha de policarbonato transparente Onduclair em uma estufa

A telha de policarbonato transparente é uma excelente opção de material para construção para estufas, tanto na cobertura como nos fechamentos verticais.

Leve, o produto pode representar uma economia considerável no projeto, já que não exige estrutura de fixação tão robusta quando comparada às soluções similares, como o vidro.

Apenas para efeito de comparação, o metro quadrado da telha de policarbonato transparente pesa cerca de 7 quilos, contra cerca de 15 quilos do vidro. Além de poder ser fixado em uma estrutura mais delgada, o material é flexível e de fácil manuseio e instalação, o que auxilia na redução do tempo da obra.

2. Garagens e varandas

Telha de policarbonato transparente Onduclair em uma garagem

A telha de policarbonato transparente também se revela uma excelente solução de cobertura para garagens e varandas, possibilitando a entrada de luz natural em ambientes pouco iluminados.

Quando observadas as instruções de instalação e conservação, o material não amarela e mantém sua transparência e beleza mesmo após longos períodos de exposição à luz do Sol.

Outra vantagem competitiva do material é a sua facilidade de manutenção. A cobertura deve ser higienizada apenas com água corrente em abundância — se possível, utilizando uma lavadora de alta pressão —, sabão neutro e esponja macia ou pano 100% algodão, materiais que limpam sem provocar riscos e arranhões.

Jamais devem ser utilizadas vassoura, substâncias químicas e abrasivas ou alcalinas fortes. Em caso de manchas mais resistentes, como tinta ou graxa, pequenas doses de querosene puro, removidas com água corrente e sabão neutro, resolvem o problema.

O ideal é que a manutenção seja feita a cada seis meses ou sempre que houver acúmulo de folhas e resíduos. Preferencialmente, a limpeza da telha de policarbonato transparente sempre pela manhã ou no final da tarde, quando não houver incidência direta da luz do Sol.

 

3. Piscinas e áreas de lazer

A telha de policarbonato transparente também pode ser utilizada com eficiência e segurança em coberturas de piscinas e áreas de lazer como gazebos, playgrounds e outros espaços.

O material apresenta alta resistência a impactos e intempéries, garantindo a proteção do interior do imóvel, seus ocupantes e mobiliário.

Apesar de flexível, a telha de policarbonato transparente é capaz de suportar impactos até 250 vezes superiores ao do vidro temperado, o que a torna perfeita para ser instalada em espaços externos próximos de árvores, por exemplo.

Além do clássico transparente, o material também pode ser encontrado em versões coloridas, leitosas ou fumê, o que auxilia no bloqueio de uma parcela do calor do Sol nesses espaços.

Outra vantagem é que a telha de policarbonato transparente também filtra os raios ultravioleta, evitando que os efeitos negativos da radiação solar atinjam o ambiente e seus ocupantes.

4. Mesclada com telhas de fibra vegetal

Telha de policarbonato transparente Onduclair mesclada com telha ecológica Onduline

Além de embelezar a cobertura, quando utilizada como material principal, a telha de policarbonato transparente também pode ser usada em conjunto com as telhas de fibra vegetal ou telhas ecológicas.

Nesse tipo de projeto, a telha de policarbonato transparente deve ser instalada de forma a criar pontos de iluminação natural em ambientes escuros ou que necessitam receber diretamente a incidência da luz do Sol, já que a transparência do material chega a 90%.

Embora possibilite a entrada da luz natural, a telha de policarbonato transparente retém menos calor do que outros materiais, como a telha de plástico ou PVC, que superaquece os ambientes e aumenta os custos de climatização do ambiente.

Além disso, a mescla de telhas de fibra vegetal com telhas de policarbonato transparente é uma solução que oferece um excelente desempenho térmico, já que as primeiras deixam o ambiente até 5% mais frio quando comparadas às coberturas feitas com telhas de fibrocimento de 5mm, por exemplo.

Outra vantagem de optar por esse tipo de cobertura diz respeito à redução dos gastos com energia elétrica para iluminação dos cômodos, uma vez que é possível aproveitar a luz natural por muito mais tempo.

5. Lavanderias e áreas de serviço

A telha de policarbonato transparente também se apresenta como uma solução de excelente custo x benefício para projetos de lavanderias e áreas de serviço, ambientes geralmente menores e escuros, já que melhoram a iluminação no local ao mesmo tempo em que protegem o espaço.

Para garantir maior durabilidade da cobertura, nesse e em outros ambientes, no entanto, é importante evitar furos excessivos no material durante a instalação, além de seguir fielmente as especificações dos fabricantes no que diz respeito à inclinação mínima do telhado, recobrimento transversal e longitudinal das telhas e utilização adequada de parafusos e calços rígidos.

Essa medida ajuda a manter seu telhado livre de trincos e goteiras que prejudicam a funcionalidade do ambiente e podem resultar em custos extras de manutenção e reparos.

Como você pode ver, a telha de policarbonato transparente é a cobertura ideal para projetos que privilegiem o uso da luz natural nos ambientes.

Versátil e durável, o material se integra aos mais diferentes tipos de projetos arquitetônicos, possui fácil manutenção e excelente custo x benefício quando comparado aos outros tipos de telhas, como a de vidro e a telha de plástico.

Agora que você já sabe como aproveitar a telha de policarbonato transparente no telhado, aproveite para entender melhor como a telha translúcida pode aumentar a eficiência energética do seu projeto!

Deixe um comentário