8 cuidados de como andar no telhado com segurança

Você sabe os perigos que você corre caso não saiba como andar no telhado com segurança? Em alguns casos, como as chuvas de granizo, podem danificar as telhas de sua casa, exigindo que você realize um reparo urgente para evitar problemas com goteiras dentro do seu lar.

Acontece que esse serviço, mesmo que seja para trocar apenas uma telha, requer alguns cuidados especiais para evitar que você se acidente durante o processo. Às vezes uma queda pode causar sérios dano ao seu corpo, podendo até mesmo ser fatal.

Pensando nisso, separamos neste texto, 8 cuidados que você deve ter para andar no telhado com total segurança.

1. Suba com cuidado

Começando do básico, quando houver a necessidade de subir no telhado da sua casa, é preciso ter muito cuidado. Por isso, nada de improvisos. Procure sempre contar com equipamentos confiáveis e seguros, como uma escada de boa qualidade, que garanta que a sua subida será sem riscos para a sua integridade física.

Além disso, evite subir no telhado caso perceba que as telhas estejam úmidas. Acontece que isso deixa o local escorregadio, aumentando as chances de você sofrer um acidente. Portanto, procure analisar as condições de suas telhas antes de subir, garantindo que o local está completamente seco e seguro para você realizar a manutenção do seu telhado.

2. Fique de olho nas fixações

Outro ponto importante sobre como andar no telhado que você precisa saber é ao ficar de olho nas fixações. Elas servem para evitar que as telhas se movimentem ou que sejam arrancadas por causa de ventos fortes na região. Acontece que com o passar do tempo as fixações podem sofrer algum afrouxamento ou até mesmo perder um pouco da sua vedação por conta de borrachas ressecadas.

Portanto, procure fazer uma manutenção preventiva, removendo as fixações danificadas e trocando as borrachas quando necessário. Isso fará com que você possa andar no seu telhado com maior segurança e tranquilidade durante a reforma ou obra em sua casa!

3. Providencie uma tábua

Uma forma de garantir maior segurança sobre como andar no telhado da sua casa durante uma obra é evitar andar diretamente sobre as telhas. Assim, você evitará quebrá-las, prevenindo possíveis problemas com goteiras no seu lar e até mesmo se acidentar durante a reforma.

Para garantir a integridade das suas telhas enquanto anda no seu telhado, você pode realizar a instalação de uma tábua que permite caminhar por cima delas. Dessa forma, é possível reduzir o impacto do seu peso sobre as telhas, além de disponibilizar maior firmeza para você se locomover enquanto realiza a obra.

4. Use calçados bem ajustados e com solas adequadas

O uso de equipamentos adequados possibilita maior segurança ao realizar qualquer tipo de obra no seu telhado. Dessa forma, é indispensável que você utilize um calçado que esteja bem ajustado aos seus pés. Assim, você garante maior estabilidade ao andar sobre as telhas, evitando que os seus sapatos o façam perder o equilíbrio.

Além disso, procure um calçado que tenha uma sola adequada para o tipo de serviço que você realizará. Os modelos antiderrapantes contam com uma superfície de borracha, que auxiliam durante o trabalho evitando que você escorregue e se acidente.

5. Cheque as condições da sua escada

Antes de se preocupar sobre como andar no telhado, você deve ter certeza de que ao menos conseguirá chegar até a sua cobertura em segurança. Para isso, é importante considerar alguns pontos antes de começar a obra em sua casa.

Assim, verifique primeiro se a sua escada é capaz de suportar o seu peso. Esse tipo de informação geralmente é encontrado em um adesivo que vem colado na ferramenta. Após isso, é essencial checar o seu estado atual para ver se não há nenhuma parte solta ou quebrada.

Em hipótese nenhuma use uma escada quebrada. Além disso, verifique também se substâncias escorregadias como óleo, graxa, lama nos degraus.

6. Verifique o posicionamento da escada

O posicionamento da escada é outra etapa importante na hora de subir no telhado da sua casa. Acontece que se você posicionar errado, você não terá a firmeza necessária para chegar até a cobertura em segurança, podendo cair durante a subida.

Por isso, ache algum lugar sólido e plano para firmar a escada. Se for possível, tente colocar os pés dela na terra ou na grama ao invés do concreto, já que existem alguns modelos no mercado que não contém uma superfície de borracha capaz de evitar que ela se mova.

7. Vista equipamentos de proteção adequados

Além de entender como evitar os possíveis riscos de queda ao subir no telhado da sua cara para realizar uma manutenção ou reforma nas telhas, você precisa também conhecer os principais equipamentos de proteção para executar essa tarefa em segurança.

Por isso, além de um par de calçados antiderrapantes, procure se vestir com um capacete, óculos de sol, calças compridas e camisas de manga longa. É preciso lembrar que no telhado da sua casa você estará em contato direto com o sol, aumentando o risco de você ficar com insolação. Acontece que mesmo que o tempo esteja nublado, o mormaço pode queimar a sua pele. Portanto, não se esqueça também de passar protetor solar no rosto.

8. Mantenha a área de trabalho limpa e observe quaisquer perigos

E por último para você ter como andar no telhado com total segurança, é indispensável que você mantenha o seu local de trabalho sempre limpo, observando os arredores para entender os potenciais perigos que o circulam.

Dessa forma, você terá maior controle sobre o seu serviço, evitando se machucar enquanto realiza o seu trabalho. Também, evite trabalhar durante condições extremas, como chuva ou granizo ou em temperaturas altas. Elas aumentam consideravelmente os riscos que podem causar dano aos equipamentos ou causar acidentes.

Seguindo esses cuidados sobre como andar no telhado com segurança, você terá maior confiança na hora de realizar a manutenção ou reforma das suas telhas, assegurando que está livre de potenciais perigos. Por isso, como explicamos ao longo deste texto, tome muito cuidado com as telhas escorregadias, já que elas são a principal causa de quedas durante as obras no telhado.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de conferir nosso outro artigo sobre como se livrar de cupins no seu telhado!

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019
Reforma de casas antigas: como fazer sem mudar a rotina?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.