Como adequar o telhado do imóvel aos requisitos da construção sustentável?

Adequar um telhado aos requisitos da construção sustentável quer dizer prever os aspectos que envolvem sustentabilidade em todas as etapas do projeto, desde a pré-construção até a necessidade de reforma ou descarte da cobertura.

Imagem ilustrativa do post sobre como adequar o telhado do imóvel aos requisitos da construção sustentável

Uma construção sustentável, também conhecida como construção ecológica ou “construção verde”, é aquela que cria estruturas e usa processos ambientalmente responsáveis e eficientes em termos de recursos ao longo do ciclo de vida do imóvel – desde a localização até a finalização do projeto, englobando construção, operação, manutenção, renovação e demolição.

Esse tipo de construção contempla preocupações com design, economia, utilidade, durabilidade e conforto. Todos esses fatores também devem ser observados para adequar o telhado da edificação aos requisitos da construção sustentável. Isso é o que você vai entender melhor agora. Acompanhe!

Práticas de construção sustentável na construção do telhado

Gestão eficiente da obra

O foco de uma construção sustentável é reduzir seu impacto sobre o meio ambiente, fazendo uso eficiente de energia, protegendo a saúde dos ocupantes do imóvel e reduzindo a geração de resíduos, a poluição e a degradação ambiental.

A gestão eficiente da construção de um telhado visa minimizar os impactos negativos da obra sobre o seu entorno, analisando aspectos como o ciclo de vida de cada um dos materiais utilizados, sua durabilidade e a necessidade de manutenção. Esse processo deve se iniciar na concepção do projeto e terminar no pós-obra, observando a necessidade ou não de uma eventual reforma ou manutenção.

Uso de materiais naturais

Existem inúmeros materiais naturais que podem ser utilizados na construção de um telhado, embora a madeira seja o mais utilizada na construção dessa estrutura. Nesse caso, o telhado de uma construção sustentável pode ser construído com madeira proveniente de demolição, por exemplo.

Ainda que não seja fruto de reaproveitamento, a madeira é uma opção viável na “construção verde”, pois se trata de um material sustentável que pode ter sua produção e consumo controlados visando menos impacto ao meio ambiente.

Foco na durabilidade

A  principal ideia de se usar materiais de construção sustentáveis é construir um imóvel que dure – com pouco ou nenhum custo de manutenção e reconstrução.

A redução de custos e uma longa expectativa de vida parecem ser razões suficientes para construir um imóvel sustentável. Mas quais tipos de materiais podem ser utilizados na cobertura de um projeto desses?

Telhas ecológicas de fibra vegetal e uma estrutura de madeira recuperada, como dita acima, são bons exemplos. Além disso, é importante não usar ou reduzir o uso de  materiais condenados – como o PVC, o amianto e o chumbo.

Economia de energia

O uso de materiais de construção sustentáveis na construção do telhado proporciona economia de energia.

É possível economizar energia em duas etapas. A primeira representa uma economia em maior escala, uma vez que materiais sustentáveis são resultado de um processo de fabricação que gera menos resíduos do que a fabricação de materiais de construção tradicionais.

Em segundo lugar, materiais sustentáveis permitem a construção de telhados mais eficientes, do ponto de vista térmico, diminuindo, assim, a conta de energia, já que as necessidades de aquecimento e resfriamento artificiais do imóvel são reduzidas.

Gestão de resíduos

Como 40% de todo o resíduos presente em aterros é proveniente de construções e reformas, é um pensamento sustentável minimizar ao máximo os resíduos da construção.

Para reduzir o impacto da construção ou reforma de um telhado é imperativo considerar cuidadosamente suas opções de gerenciamento de resíduos. Ao reformar a cobertura de um imóvel haverá metal, madeira e entulho resultantes desse processo que precisarão ser descartados em local adequado, para não poluir o meio ambiente.

Seja exigente ao escolher a empresa responsável por recolher os resíduos da obra, pois nem todas descartam os resíduos de acordo com os padrões ambientais. Algumas empresas de gestão de resíduos contam com instalações de recuperação de materiais, utilizadas especificamente para reciclar o máximo de resíduos possível antes de levar o que não pode ser reciclado para um aterro, de forma adequada.

Reutilizar materiais de construção também é uma foram de reduzir custos. Considere dar outros usos para os materiais que estão indo para o lixo. Os tijolos de demolição, por exemplo, podem ser utilizados em pavimentos ou na construção de paredes.

Preservação da qualidade do ar

É um fato: “imóveis verdes” são mais confortáveis e oferecem ambientes mais saudáveis. Materiais de construção sustentável emitem quantidades mínimas de toxinas, substâncias cancerígenas e COVs (Compostos Orgânicos Voláteis).

Existem inúmeros materiais que podem melhor a qualidade do ar das residências, como as tintas produzidas com pigmentos naturais e os pisos de vidro reciclado. Uma casa sustentável é um lar saudável. Ao construir o seu telhado, busque por materiais sustentáveis.

Redução do desperdício

Muitos materiais de construção sustentáveis ​​usam materiais recuperados ou reciclados. É simples – quanto mais reutilizamos um material, menos adquirimos novos produtos que esgotam os recursos naturais do planeta. Além disso, menos energia é gasta para fabricar novos produtos.

Embora seja raro construir uma casa só com materiais reaproveitáveis, optar por um projeto de telhado que prioriza, pelo menos, um material de construção sustentável, já contribui para diminuir a pegada de carbono do imóvel, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e contribuindo para a qualidade do ar atmosférico.

Embora estejam “na moda”, os projetos de construção sustentável exigem capacitação e conhecimento técnico. Também é importante destacar que a construção de um telhado que atende aos requisitos de uma construção sustentável permite minimizar o desperdício e o impacto negativo da construção no meio ambiente.

Agora você já sabe como adequar o telhado da sua casa aos requisitos da construção sustentável, que tal conhecer alguns materiais de construção sustentável para projetos residenciais?

Deixe um comentário