Como a telha translúcida aumenta a eficiência energética do projeto

A telha translúcida é uma solução arquitetônica que incorpora a iluminação natural ao design de um projeto, não apenas para fins estéticos, mas também para economia de energia.

Como a eficiência energética é fazer mais com menos, utilizando da melhor maneira possível a energia disponível, sem desperdício, podemos considerar a telha translúcida um material de construção sustentável que colabora para tal objetivo.

Como a telha translúcida aumenta a eficiência energética do projeto

Segundo a arquitetura sustentável, é possível aumentar a eficiência energética de um projeto de várias maneiras. Uma casa, por exemplo, pode ser construída para tirar o máximo proveito das mudanças sazonais da posição do Sol, fazer uso de fontes renováveis de energia, como a eólica, e de aparelhos energeticamente eficientes.

Mas como a telha translúcida, de fato, aumenta a eficiência energética de um projeto?

Telha translúcida – o que é?

A telha translúcida é feita de policarbonato, um termoplástico de alto desempenho amplamente utilizado em produtos de construção civil, como cúpulas de telhado e elementos externos para iluminação LED. O policarbonato tem uma série de qualidades que o torna útil para essas aplicações – é leve, resistente e possui alta clareza ótica, além de possuir excelente resistência ao calor.

A telha translúcida é moldada em máquinas injetoras, processo de fabricação que define o seu formato e propicia a transparência do produto final.

Iluminação natural

Um dos grandes benefícios da telha translúcida é permitir o uso eficiente da luz natural em um projeto arquitetônico. A iluminação natural, tanto a do dia quanto a da noite, tem sido elogiada por seus muitos benefícios para a saúde, tanto por arquitetos quanto por pesquisadores.

A luz natural torna um ambiente mais agradável e aconchegante. Além disso, ambientes iluminados naturalmente aumentam a produtividade e o conforto dos moradores, pois fornecem a estimulação mental e visual necessárias para regular os ritmos circadianos humanos.

Exemplo de iluminação natural com telhas translúcidas

Esse aspecto é de vital importância em um projeto de arquitetura sustentável. Uma coisa é criar um layout luminotécnico de “tirar o fôlego”, outra é criar um layout de “tirar o fôlego” que também seja incrivelmente eficiente em termos de energia.

Tal eficiência depende do uso criativo da luz natural. Assim, as áreas que precisam ser muito bem iluminadas, podem contar com telhas translúcidas para compor coberturas funcionais e interessantes, que atendam aos diferentes propósitos da iluminação, que além de promover o uso adequado de cada ambiente, precisa oferecer conforto e segurança, podendo ter finalidades decorativas também.

Aproveitamento da radiação direta

Aproximadamente 15% dos gastos com eletricidade de um imóvel residencial provêm da iluminação artificial, portanto, privilegiar o uso da maior quantidade possível de luz natural no projeto de arquitetura permite uma redução significativa de dinheiro.

A telha translúcida transmite quase a totalidade da luz disponível do ambiente externo para o interno. Em comparação a um telhado de vidro, por exemplo, essa cobertura permite maior aproveitamento da radiação direta do que de radiação difusa. Além disso, suas propriedades refletivas mantêm os raios ultravioletas (UV), que são prejudiciais à saúde humana, fora do ambiente interno da casa.

No entanto, a telha transparente deve ser usada ​​com cuidado, uma vez que pode favorecer o ganho de cargas térmicas de uma casa, aumentando a temperatura interna. Portanto, esse tipo de telha deve ser estrategicamente posicionada em relação às dimensões totais da cobertura, considerando a necessidade de vedação.

 

Uso da telha translúcida

A telha transparente pode ser usada em ambientes que se beneficiem do uso da luz natural, como cozinha, sala de estar ou jantar. Seu uso também é ideal nas estruturas externas de uma edificação, como decks, garagens, pátios, galpões e estufas.

Geralmente, os projetos arquitetônicos combinam a telha translúcida com outros tipos de cobertura, como a telha ecológica. A mistura dos dois modelos de telha permite aproveitar a luminosidade natural dos dias ensolarados e também garante maior eficiência nos dias de chuva.

Para o máximo desempenho desse tipo de cobertura, no entanto, a telha translúcida precisa estar sempre limpa, o que exige alguns cuidados de manutenção.

Além da eficiência energética, a telha translúcida também oferece outros benefícios a um projeto residencial.

Vantagens da telha translúcida

Baixo custo

A telha translúcida é mais leve do que outros materiais transparentes, como o vidro e o acrílico. Assim, seu peso reduzido facilita a instalação e demanda menos tempo, reduzindo, portanto, os custos de mão de obra incorridos durante a construção ou reforma de uma cobertura.

Além disso, uma cobertura menos pesada exige um enquadramento mais leve do que os telhados feitos com telhas de concreto ou cerâmica, o que também contribui para reduzir os custos da obra.

Boa flexibilidade

Encontrada em diferentes modelos e tamanhos, a telha translúcida é um material de construção flexível, o que a torna especialmente apropriada para diferentes estilos arquitetônicos. Ou seja, sua flexibilidade permite mais criatividade no design do projeto.

Ao contrário das coberturas de PVC, a cobertura translúcida não se deforma ou desbota facilmente, portanto, ela é uma boa opção tanto para climas frios quanto para climas quentes.

Excelente resistência

A telha translúcida tem alta resistência ao impacto, sendo praticamente inquebrável. Ela é 250 vezes mais resistente que o vidro e 30 vezes mais resistente que o acrílico. Devido a essa excelente resistência, as chances de quebra durante sua montagem e transporte são mínimas.

É importante acrescentar que o policarbonato também é tem uma baixa taxa de inflamabilidade e é resistente às mudanças de temperatura.

Arquitetos e designers estão constantemente buscando novas maneiras de aumentar a eficiência energética em seus projetos. Sem dúvida, a telha translúcida é um material de construção que se destaca entre essas inovações, considerando o uso inteligente da luz natural como um dos aspectos que dão diferenciação a um projeto, com ganhos em sustentabilidade e, principalmente, economia.

Agora você já sabe como a telha translúcida aumenta a eficiência energética de um projeto arquitetônico. Que tal conhecer 6 recursos arquitetônicos para sustentabilidade na construção civil?

4 Responses
    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Aleni!
      A Onduclair, telha translúcida de policarbonato da Onduline está disponível em diversas revendas de material de construção e home centers em todo o Brasil. Para encontrar a que fica mais próxima de você acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline
      Obrigado!

  1. Janete Lyra Vasconcelos

    Recurso maravilhoso na construção civil.
    Minha pergunta por ser translucida, se alguém subir no telhado, não terá visão do interior da casa?

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Janete. Sim, a telha permite visualizar dentro do imóvel. Sendo assim, ela não é recomendada para locais que necessitem de privacidade, como banheiros e dormitórios, por exemplo. Obrigado.

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.