Cálculo de inclinação de telhado: como fazer corretamente?

Você sabe qual é a importância do cálculo de inclinação de telhado e como realizá-lo? Essa etapa é uma parte bastante importante durante o planejamento de uma cobertura. Ele precisa ser realizado com muito cuidado e atenção, já que ele ajuda a determinar com precisão o projeto, além de evitar erros durante o processo.

Por meio do cálculo de inclinação, é possível determinar a altura da cumeeira, além do comprimento do pendural e de toda a área de cobertura. Essas informações auxiliam na definição da quantidade de telhas que serão usadas e, consequentemente, ajudando a reduzir gastos com matérias sobressalentes.

Pensando nisso, explicaremos ao longo deste texto, qual a importância desse cálculo, como realizá-lo e quais as consequências quando ele não é feito corretamente.

Qual a importância de fazer o cálculo de inclinação?

O telhado de uma edificação é uma parte extremamente importante, já que ela protege todos que estão nos ambientes internos do frio e do calor excessivo, da poluição, de ventos e da chuva. Por isso, o cálculo de inclinação deve ser realizado para que o escoamento da água seja feito com segurança, evitando o acúmulo — que consequentemente causa goteiras e infiltrações no imóvel.

Como fazer o cálculo de inclinação do telhado?

Antes de começar a calcular, é preciso considerar alguns fatores, como o tipo e o tamanho das telhas, a unidade de medida e a inclinação ideal para o material escolhido. Com isso estabelecido, já é possível começar o processo.

Assim, ao ouvir as especificações, como “o telhado terá uma inclinação de 10%” você deve considerar que 10% é equivalente a 10/100, ou ainda, 10 dividido por 100. Dessa forma, se adotarmos a unidade de medida em centímetros, teremos:

10% = 10cm/100cm. Isso significa que a cada 100cm — ou 1 metro — na horizontal, o seu telhado irá avançar 10cm na vertical.

Esse raciocínio serve para qualquer tipo de telhado com diferentes inclinações de telhas.

Assim, se temos um telhado de duas águas com uma largura total de 8 metros e uma inclinação de 30%, primeiramente devemos entender que a cumeeira estará no meio, ou seja, nos 4,0m da largura horizontal.

Dessa forma, se o telhado tem uma inclinação de 30%, ou seja, 30/100 que é igual a 30cm de altura para cada metro de largura, temos 120cm a cada 4,0m.

Quais as consequências de não fazer esse cálculo corretamente?

Realizar o cálculo de inclinação do telhado de forma irregular pode trazer diversos problemas para o imóvel, prejudicando toda a estrutura da cobertura. Acontece que uma inclinação abaixo do recomendado acaba sobrecarregando as ripas, deixando a construção mais vulnerável à infiltração de água da chuva.

Com isso, surgem uma série de problemas dentro do imóvel, como o aparecimento de fungos e mofo, além de goteiras e infiltrações que podem causar curto circuito na rede elétrica, colocando a segurança dos moradores em perigo.

Agora que você já sabe como fazer um cálculo de inclinação, temos certeza que você fará um ótimo trabalho na cobertura da sua casa! Por isso, procure contar com telhas de qualidade, possibilitando um acabamento superior e que seja capaz de valorizar o seu imóvel!

Por isso, aproveite e complemente a sua leitura ao conhecer as principais etapas para construir um telhado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.