Veja agora como impedir a entrada de bichos no seu telhado!
Um telhado lindo e bem tratado pode atrair não só olhares de admiração, mas também pequenos animais que veem nos vãos das telhas o lugar perfeito para construir seus ninhos.
De olho nesse problema, que pode se transformar em uma questão grave de saúde, vamos dar dicas de como evitar a situação, fazer a manutenção periódica, vedar esse tipo de área e fazer a desinfestação adequada.
Se você está sofrendo com bicho no telhado, continue lendo este texto e livre já a sua casa e família do problema.
Evite bicho no telhado
Animais alojados em forros e telhados são um problema sério, pois além de danificar a área roendo ou arranhando, eles comprometem a higiene do ambiente e se tornam vetores de doenças.
Os animais mais comuns que costumam habitar os telhados para fazer seus ninhos estão as aves — em especial os pombos —, mas também morcegos, gambás e ratos.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas úteis para se livrar deles, evitar a reinfestação e fazer tudo com segurança e cuidado que a situação exige.
Saiba como afastar os invasores
Se já estiver sofrendo com o problema, o primeiro passo e fazer a desinfestação, espantando os animais e destruindo os seus ninhos. Tenha cuidado com ratos e morcegos, que atacam e transmitem raiva pela saliva. Espante os animais, limpe a área, remova todo e qualquer tipo de resíduo, e use máscara e luvas — uma vez que aspirar sujeira proveniente de pombo ou morcego acarreta doenças.
Outra dica importante é a de usar produtos com odores fortes, como cloro, creolina desinfetantes com odor de pinho. O cheiro intenso ajuda afastar os bichos e evita assim uma nova manifestação.
Com a área limpa, vede as entradas do seu telhado, mas essa alternativa não precisa significar o fim de uma casa ventilada e arejada. Para isso, use passarinheiras. Elas são de fácil colocação, baratas e vão conservar a ventilação. Existem vários modelos e são feitas de vários tipos de materiais. A colocação costuma ser rápida e sem grandes transtornos. Entre alguns modelos existentes no mercado estão:
- Passarinheira Onduvilla: usada como barreira de proteção contra a entrada de passarinhos e outro animais no beiral e na cumeeira. Garante ventilação natural para o telhado. Compatível com telhas Onduvilla;
- Passarinheira Onduline: também bloqueia a entrada de animais, possibilita a ventilação natural e compatível com telhas clássica, fit, stilo e stilo 3D.
Outra opção viável é usar telhas de vidro. Elas são perfeitas para quem curte e precisa de mais luz no ambiente e a luminosidade que elas deixam passar ajuda a afastar os animais. E não é preciso trocar todo o telhado por peças de vidro, basta colocar uma ou duas para ter mais luz no local e acabar com o abrigo escurinho que esses animais montam nesses espaços.
Depois da faxina, não se esqueça de fechar completamente vãos e qualquer outra porta de entrada desses invasores e não correr mais risco de nova infestação.
Faça a manutenção e evite problemas
A melhor solução para evitar bicho no telhado e fazer uma manutenção periódica na área. Assim, além de evitar a chegada dos visitantes indesejados, evita-se que a ação desses animais provoque desgastes e infiltrações na cobertura da sua casa.
Além disso, animais como pombos, ratos e morcegos são vetores de doenças sérias que podem comprometer a saúde de toda a sua família. Ou seja, é imprescindível livrar-se deles para o bem do imóvel e das pessoas.
As soluções são fáceis e possíveis de serem adotadas, só precisam ser feitas com cuidado e atenção para que não hajam contaminações ou acidentes.
Agora que você já sabe tudo sobre evitar bicho no telhado, que tal dar uma olhada em economizar usando telhas ecológicas?