Veja agora como impedir a entrada de bichos no seu telhado!

Um telhado lindo e bem tratado pode atrair não só olhares de admiração, mas também pequenos animais que veem nos vãos das telhas o lugar perfeito para construir seus ninhos.

De olho nesse problema, que pode se transformar em uma questão grave de saúde, vamos dar dicas de como evitar a situação, fazer a manutenção periódica, vedar esse tipo de área e fazer a desinfestação adequada.

Se você está sofrendo com bicho no telhado, continue lendo este texto e livre já a sua casa e família do problema.

Evite bicho no telhado

Animais alojados em forros e telhados são um problema sério, pois além de danificar a área roendo ou arranhando, eles comprometem a higiene do ambiente e se tornam vetores de doenças. 

Os animais mais comuns que costumam habitar os telhados para fazer seus ninhos estão as aves — em especial os pombos —, mas também morcegos, gambás e ratos.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas úteis para se livrar deles, evitar a reinfestação e fazer tudo com segurança e cuidado que a situação exige.

Saiba como afastar os invasores

Se já estiver sofrendo com o problema, o primeiro passo e fazer a desinfestação, espantando os animais e destruindo os seus ninhos. Tenha cuidado com ratos e morcegos, que atacam e transmitem raiva pela saliva. Espante os animais, limpe a área, remova todo e qualquer tipo de resíduo, e use máscara e luvas — uma vez que aspirar sujeira proveniente de pombo ou morcego acarreta doenças. 

Outra dica importante é a de usar produtos com odores fortes, como cloro, creolina desinfetantes com odor de pinho. O cheiro intenso ajuda afastar os bichos e evita assim uma nova manifestação.

Com a área limpa, vede as entradas do seu telhado, mas essa alternativa não precisa significar o fim de uma casa ventilada e arejada. Para isso, use passarinheiras. Elas são de fácil colocação, baratas e vão conservar a ventilação. Existem vários modelos e são feitas de vários tipos de materiais. A colocação costuma ser rápida e sem grandes transtornos. Entre alguns modelos existentes no mercado estão:

  • Passarinheira Onduvilla: usada como barreira de proteção contra a entrada de passarinhos e outro animais no beiral e na cumeeira. Garante ventilação natural para o telhado. Compatível com telhas Onduvilla;
  • Passarinheira Onduline: também bloqueia a entrada de animais, possibilita a ventilação natural e compatível com telhas clássica, fit, stilo e stilo 3D.

Outra opção viável é usar telhas de vidro. Elas são perfeitas para quem curte e precisa de mais luz no ambiente e a luminosidade que elas deixam passar ajuda a afastar os animais. E não é preciso trocar todo o telhado por peças de vidro, basta colocar uma ou duas para ter mais luz no local e acabar com o abrigo escurinho que esses animais montam nesses espaços.

Depois da faxina, não se esqueça de fechar completamente vãos e qualquer outra porta de entrada desses invasores e não correr mais risco de nova infestação.

Faça a manutenção e evite problemas

A melhor solução para evitar bicho no telhado e fazer uma manutenção periódica na área. Assim, além de evitar a chegada dos visitantes indesejados, evita-se que a ação desses animais provoque desgastes e infiltrações na cobertura da sua casa.

Além disso, animais como pombos, ratos e morcegos são vetores de doenças sérias que podem comprometer a saúde de toda a sua família. Ou seja, é imprescindível livrar-se deles para o bem do imóvel e das pessoas.

As soluções são fáceis e possíveis de serem adotadas, só precisam ser feitas com cuidado e atenção para que não hajam contaminações ou acidentes.

Agora que você já sabe tudo sobre evitar bicho no telhado, que tal dar uma olhada em economizar usando telhas ecológicas?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.