9 materiais inovadores para construir uma casa sustentável

O foco da construção de uma casa sustentável deve ser a boa administração dos recursos naturais disponíveis e a redução dos impactos negativos da obra sobre o meio ambiente. Por isso, nesses casos, convém priorizar novos materiais e novas tecnologias que propiciem essas condições.

Imagem ilustrativa de uma casa sustentável

Quando se trata de construir uma casa sustentável, proprietários e arquitetos podem escolher entre uma ampla gama de materiais de construção. A decisão sobre a escolha de determinado recurso depende de diversos fatores, incluindo o custo e o desempenho de suas aplicações específicas no projeto.

O Brasil já ocupa um papel de destaque entre os países que mais investem na construção de casas sustentáveis. O constante desenvolvimento de novas tecnologias e de novos materiais de construção é, sem dúvida,  um estímulo para esse cenário.

Conheça alguns dos materiais inovadores para construções mais sustentáveis. Boa leitura!

Opções de materiais para uma casa sustentável

1. Cortiça reciclada

Imagem ilustrativa de cortiça reciclada

Uma enorme quantidade de rolhas de vinho é descartada diariamente, aumentando o volume de lixo nos aterros sanitários.

As caraterísticas únicas da cortiça permitem a reciclagem do material, que pode ser utilizado como revestimento e pavimento de uma casa sustentável. Além de ser antialérgico, o material é sinônimo de conforto e durabilidade.

A cortiça também pode ser transformada em tecido vegetal, dando origem a uma cobertura fina, que pode ser colorida com pigmentos naturais. Utilizado como revestimentos de paredes, esse tecido aumenta o isolamento térmico e acústico de um ambiente.

2. Impermeabilizante de favo de mel

O favo de mel é um aglomerado de células hexagonais de cera de abelha que preenchem o interior de uma colmeia. Embora seja poroso, esse material é resistente, maleável e muito durável. Se misturado ao pó de mármore, material que é descartado em refinarias, o favo de mel pode substituir mantas asfálticas ou argamassas termoplásticas na construção de lajes e terraços, evitando infiltrações.

O favo de mel também pode ser utilizado como impermeabilizante natural em estruturas de madeira de uma construção.

3. Madeira de jornal

Imagem ilustrativa de madeira de jornal

A madeira, é claro, pode ser transformada em papel, mas o processo inverso também é possível. Uma empresa  holandesa de design criou a chamada “madeira de jornal”, que usa jornal e látex como matéria-prima.

O produto final é uma lâmina delgada com desenhos que lembram os anéis de crescimento de uma árvore e, portanto, se assemelham à estética natural da madeira. A newspaperwood pode ser utilizada no acabamento de móveis,  pisos ou paredes.

4. Aço reciclado

Todo o aço usado na construção de uma casa sustentável pode ser reciclado, um feito que a maioria dos materiais de construção consegue alcançar.

O aço é durável, resistente às pragas e é desprovido de produtos químicos tóxicos. O aço reciclado pode ser utilizado na estrutura, na cobertura e até mesmo para compor as partes aparentes do projeto.

5. Tijolos de plástico

Em vez de poluir os oceanos e sujar as ruas da cidade, o plástico descartado pode ser utilizado como matéria-prima para a fabricação de blocos de construção. Duráveis, os tijolos de plástico dispensam cimento ou argamassa, uma vez que se encaixam como peças de LEGO®. Além disso, eles dispensam pintura externa.

Esse tipo de tijolo conta com um aditivo que o torna resistente ao fogo e, como os blocos são feitos de plástico, são praticamente inquebráveis. Seu processo de fabricação não usa produtos químicos e não emite gases de efeito estufa, que poluem a atmosfera.

6. Painéis de fibra de coco

A principal diferença entre os materiais de construção sustentáveis e os materiais de construção convencionais está nas matérias-primas utilizadas.

Produtos sustentáveis podem ser feitos de fibras naturais amplamente disponíveis e de crescimento rápido, como a cana-de-açúcar, o milho e o coco. Esses produtos são uma escolha acertada para a construção de uma casa sustentável.

Fibras de coco verde podem ser usadas na fabricação de painéis de isolamento termoacústico, pois o material absorve pouco ruído e não retêm o calor.

7. Bancadas de vidro

Se o projeto arquitetônico de uma casa sustentável prevê bancadas de granito ou mármore, é possível optar por produtos “amigos do meio ambiente”, como as bancadas de vidro reciclado.

Coloridas com pigmentos não tóxicos, a bancada de vidro é fabricada com diferentes tipos e formatos de vidro descartados, formando uma superfície plana e uniforme. Também é possível encontrar bancadas de papel reciclado e pó de pedra.

8. Piso de vidro reciclado

Garrafas de vidro também podem ser recicladas e misturadas com pedras de demolição para produzir ladrilhos e pisos, utilizados em calçadas, varandas, cozinhas e banheiros. Esse tipo de piso reciclado pode ser encontrado nas cores jade e safira.

Esse tipo de  material é duas vezes mais poroso do que outros tipos de pavimento, facilitando o escoamento das águas pluviais. Considerada uma peça de design sustentável, o piso de vidro reciclado reduz o impacto ambiental da construção e pode contribuir para a obtenção da certificação LEED.

9. Telha ecológica de fibra vegetal

Imagem ilustrativa de telha ecológica de fibra vegetalA telha ecológica de fibras vegetais é um material de construção sustentável muito resistente. Ela se adéqua aos mais diferentes estilos arquitetônicos.

A telha ecológica acumula pouco calor e não retém umidade, sendo uma excelente opção para cobertura, considerando a diversidade de climas existentes no nosso país. O produto é leve e não exige uma estrutura robusta no madeiramento do telhado, trazendo economia para o projeto e favorecendo uma construção mais rápida.

A escolha criteriosa dos materiais de uma casa sustentável deve observar aspectos  como a durabilidade a função do material, que garantirão a qualidade e a durabilidade da construção. Além disso, incluir materiais de construção inovadores na construção do imóvel é uma escolha inteligente e que representa um grande benefício para o meio ambiente.

Agora que você já conhece alguns materiais de construção inovadores para a construção de uma casa sustentável, que tal descobrir quando a manta impermeabilizante é essencial no telhado?

2 Respostas
    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Maria Cristina.

      Os produtos da Onduline são vendidos em home centers e lojas de material de construção em diversas regiões de São Paulo. Por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site para descobrir a revenda mais próxima de você e consultar os preços.

      https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

Deixe um comentário