Imagem ilustrativa de telhas metálicas

7 tipos de telhas metálicas que você pode usar no telhado

Mais frequentemente utilizadas como solução de cobertura em projetos comerciais e industriais, as telhas metálicas podem ser vistas também em alguns telhados residenciais.

Imagem ilustrativa de telhas metálicas

No entanto, por suas características, as telhas metálicas podem não ser a solução mais adequada para quem está em busca de uma cobertura residencial segura, durável e com excelente custo X benefício.

Conheça as opções de telhas metálicas disponíveis no mercado e entenda melhor os prós e contras de cada uma delas!

Tipos de telhas metálicas

1. Convencional ondulada

Disponível no mercado com espessuras que podem variar de 0,4 a 0,7 mm, a telha metálica convencional ondulada é mais frequentemente utilizada em pequenas coberturas, que possuem vãos menores.

Imagem de telha metálica convencional ondulada

Ocasionalmente, o material pode ser utilizado em coberturas em arco, mas, nesse caso, exigem atenção especial para garantir a segurança da obra e a durabilidade do telhado.

Uma das maiores desvantagens desse tipo de material está relacionada à falta de conforto acústico. Como espaços de dimensões menores, geralmente, não contam com isolamento sonoro, o barulho provocado em dias de chuva forte ou granizo pode ser bem desconfortável.

Outra desvantagem desse tipo de telha diz respeito à sua baixa durabilidade, já que o material está sujeito a amassar, o que pode ocasionar manutenções constantes. Além disso, os acabamentos utilizados na montagem da estrutura metálica também podem enferrujar se não receberem tratamento especial, o que aumenta o custo total do projeto.

2. Convencional trapezoidal

Um dos modelos de telhas metálicas mais comuns nas construções brasileiras, a telha convencional trapezoidal é mais frequentemente utilizada em construções comerciais e industriais, embora possa ser vista em imóveis residenciais.

Imagem de telha metálica convencional trapezoidal

Disponibilizada no mercado em uma ampla gama de dimensões e espessuras, a telha metálica convencional trapezoidal também pode ser utilizada em fechamentos laterais de projetos industriais.

Adicionalmente, esse tipo de telha metálica pode ser obtida em versões pintadas de fábrica, o que aumenta sua resistência tanto à ação dos raios ultravioletas quando à intempéries, além de oferecer melhor desempenho estético.

Além disso, tanto a telha trapezoidal como a ondulada podem passar por um processo de galvanização ou zincagem que tem como objetivo proteger o material da corrosão.

Uma das maiores desvantagens desse tipo de telha é que, por ser mais pesada, exige uma estrutura mais robusta para suportar o seu peso, o que aumenta os custos da construção.

3. Autoportante trapezoidal

Esse modelo de telha é mais utilizado em construções com grandes vãos, já que não exige estrutura metálica ao longo desses espaços.

Por essas características, as telhas metálicas autoportantes trapezoidais são mais utilizadas em construções de grande porte, como em indústrias, galpões e centros de distribuição.

Embora seja de fácil instalação, a fina espessura desse tipo de telha metálica deixa o material mais sujeito a instabilidades de diversas naturezas, o que diminui a segurança do projeto e pode aumentar os custos de manutenção da cobertura.

 

4. Forro

A telha metálica forro é assim chamada por ser composta de três camadas — uma de telha metálica trapezoidal, uma de injeção de espuma de poliuretano e uma terceira de revestimento em PVC —, que deixa o seu aspecto similar ao de um forro.

Também por isso, esse tipo de material oferece bom conforto térmico e acústico, porém apresenta menor resistência do que outros modelos de telha, o que aumenta as chances de deformações e, consequentemente, de vazamentos e infiltrações.

5. Termoacústica ou sanduíche

Bastante similar à telha forro, já que também possui três camadas, a telha termoacústica, também chamada de telha sanduíche, possui uma camada de poliestireno expandido (EPS) que fica prensada entre duas outras camadas de telha trapezoidal metálica.

Imagem de telha metálica termoacústica ou sanduíche

Apesar de oferecer um bom conforto térmico e acústico, a telha sanduíche exige um investimento alto quando comparada com outras soluções para a cobertura do telhado.

6. Telhas metálicas zipadas

As telhas metálicas zipadas têm como principal característica as grandes dimensões — é possível encontrar, por exemplo, peças únicas de 60 ou até 120 m de comprimento — com uma costura mecânica entre os perfis que permite a instalação de maneira continuada, dispensando o uso de fixadores como parafusos e fitas de ligação.

Imagem de telha metálica zipada

Por isso mesmo, são mais frequentemente utilizadas em coberturas de grande porte e que contam com inclinação baixa. No entanto, por suas dimensões, elas exigem espaço considerável na obra para que sejam perfiladas. Além disso, elas aumentam os gastos com mão de obra, já que o manuseio e a instalação de peças desse porte exigem uma equipe maior.

7. Telhas metálicas do tipo Roll-on

Nesse tipo de cobertura, são usadas bobinas de telhas metálicas — zincalume, galvanizado ou pré-pintado — que são desenroladas sobre um conjunto de treliças. Essa solução de cobertura diminui as chances de vazamentos e goteiras, já que as telhas possuem o comprimento total do projeto e dispensam emendas, furos e sobreposições.

Imagem de telhas metálicas roll-on

Por suas características específicas e pelo alto custo do material, essa opção não costuma ser utilizada em construções de grande porte como shoppings, indústrias e galpões de distribuição.

Como as telhas metálicas não são a opção mais interessante para projetos residenciais, devido às suas características, vale a pena avaliar outros tipos de telha considerando aspectos como durabilidade, resistência às intempéries e relação custo x benefício.

Agora que você conhece os principais tipos de telhas metálicas para telhado, descubra 5 tipos de telhas que não esquentam o ambiente. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.