7 tipos de telhados de casas para conhecer antes de construir

Entre os tipos de telhados de casas mais consagrados, existem opções inovadoras. Seja pelas características de novos produtos disponíveis no mercado ou pela técnica utilizada para a realização da cobertura, o fato é que o telhado é um espaço para criatividade, mesmo nos projeto arquitetônicos mais tradicionais.

O telhado é parte crucial da estrutura de uma edificação e, além do seu apelo estético, tem grande impacto no dia a dia de quem vive na casa, considerando aspectos como conforto térmico, acústico e segurança.

7 tipos de telhados de casas para conhecer antes de construir

Continue lendo e conheça sete tipos de telhados de casas que podem inspirar o seu projeto.

1 – Telhado embutido

Diferentemente dos tipos de telhados de casas que são aparentes, ou seja, que podem ser vistos do nível da rua quando se olha para a fachada da casa, o telhado embutido fica oculto.

Dentre os tipos de telhados de casas com visual mais moderno, o embutido é, geralmente, encontrado em projetos “clean”, atribuindo graça e charme à cobertura. Nestes casos, é comum incluir claraboias e domus na fachada para facilitar a entrada da luz do sol no imóvel e facilitar a circulação de ar.

2 – Tipos de telhados de casas com múltiplas águas

As águas de um telhado aparente são as suas divisões em si mesmo. Um telhado costuma ter o formato de um retângulo visto de cima, sendo que cada divisão desse retângulo, que termina em uma inclinação, é chamado de “água”.

Um telhado “uma água” é aquele modelo que não apresenta divisões, ou seja, a água escoa somente por um lado. Assim, o termo “águas” está relacionado com o escoamento da chuva pelos lados do telhado. O telhado “duas águas” tem duas divisões e o três possui três inclinações.

Esses tipos de telhados de casas chamam a atenção e são, ao mesmo tempo, absolutamente funcionais. Quanto mais saídas de água você tiver no seu telhado, melhor é será o seu sistema de escoamento, causando menos problemas com calhas entupidas e acúmulo de água nas telhas. Usando telhas ecológicas impermeáveis nesse estilo de telhado, você garante uma longa vida útil à sua cobertura.

3 – Telhado borboleta

Dentre os tipos de telhados de casas mais sofisticados, os telhados borboletas se destacam. Com design bem arrojado, com muita valorização da estética, mas sem perder funcionalidade, o telhado borboleta é uma das escolhas de quem não abre mão da beleza na cobertura do imóvel.

Basicamente, o telhado borboleta pode ser visto como um telhado “duas águas” invertido. Ao invés de escoar a água diretamente para o solo, esse modelo leva a água para uma canaleta central, que, então, a direciona para o sistema de escoamento ou diretamente para o solo.

Para aproveitar ao máximo esse estilo de telhado, é aconselhável utilizar telhas com boa flexibilidade, como as telhas ecológicas.

4 – Telhado recurvado

Entre os tipos de telhados de casas mais inovadores, está o telhado curvo. Escolha ideal para quem quer sair do comum e ousar na sua cobertura.

O telhado curvo é aquele que apresenta uma curva suave em uma direção, diferentemente das divisões “por águas”, que são mais retas ao seguir sua inclinação.

Dentre todos os tipos de telhados de casas, o telhado recurvado é o que exige telhas mais específicas, que sejam bem flexíveis para suportar pressões mecânicas. Esse modelo de telhado também pode ser feito com concreto armado e estruturas pré-moldadas.

5 – Telhados verdes

Para quem quer ir além da estética ao escolher a cobertura de um imóvel, privilegiando a sustentabilidade ao avaliar tipos de telhados para casas, o melhor é apostar nos telhados sustentáveis, que respeitam o meio ambiente e contam pontos para certificações verdes.

Os telhados verdes são um tipo específico de telhado sustentável. Eles são caracterizados por uma extensa faixa de grama por toda a cobertura, grama essa que pode ser instalada diretamente sobre as telhas – no caso de comprá-las em patches, já crescidas e com terra – ou sobre uma cobertura de solo terroso.

A manutenção é a parte mais difícil desse tipo de telhado de casa. É necessário garantir um bom nível de umidade na cobertura, podar a grama com frequência e tomar cuidados para evitar a proliferação de insetos e infiltrações no teto. Apesar de exigir muitos cuidados, os telhados verdes são os únicos tipos de telhados capazes de superar as telhas ecológicas no quesito sustentabilidade.

6 – Telhados planos

Os telhados planos estão entre os mais raros tipos de telhados de casas no Brasil. Constituídos de telhas planas, como as germânicas, e de telhas shingle – muito comuns nos Estados Unidos, os telhados planos são belíssimos.

O maior problema das telhas germânicas ou shingle é o preço, que costuma ser bem maior do que o preço das telhas coloniais cerâmicas ou ecológicas. Apesar de serem telhas caras, seu maior apelo é o estético, pois se comparadas às ecológicas, por exemplo, seu conforto térmico e resistência são similares.

7 – Telhados ecológicos

Nós acabamos citando as telhas ecológicas algumas vezes enquanto falávamos sobre os tipos de telhados de casas, não é? Há um motivo para isso: elas são tendência e estão sendo utilizadas na cobertura de casas no mundo todo graças à sua beleza, funcionalidade e economia.

Os telhados ecológicos são mais do que sustentáveis. Eles são estruturas seguras e duráveis, com potencial de baratear o custo total da obra.

Escolher o modelo de cobertura ideal entre os tipos de telhados para casas exige análise de aspectos técnicos, funcionais e estéticos. Quando você conhece mais referências, fica mais fácil escolher o melhor telhado para o seu projeto.

Gostou desse artigo sobre alguns tipos de telhados para casas? Para saber mais sobre telhas ecológicas, leia nosso artigo “Telha ecológica: 3 soluções criativas e tecnicamente viáveis”.

Deixe um comentário