6 dicas para instalar corretamente a telha de fibra vegetal Onduline

Para garantir a segurança e durabilidade da sua cobertura, tão importante quanto escolher um produto de qualidade comprovada, como a telha de fibra vegetal Onduline, é fazer a instalação do telhado corretamente.

Não é raro acreditar que instalação de telhado seja uma coisa padronizada, que a instalação de cobertura, independentemente do material  utilizado, é “tudo igual”.

Cada tipo e modelo de telha possui um procedimento de instalação específico, que deve ser observado para manter a garantia oferecida pelo fabricante, preservando a segurança do telhado.

Imagem ilustrativa de um casal instalando telha de fibra vegetal Onduline

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa instalar a telha de fibra vegetal Onduline com total segurança. Acompanhe!

1. Cheque a direção do vento antes de fixar a telha de fibra vegetal Onduline

Verificar a direção do vento antes de fixar a telha de fibra vegetal Onduline

Altamente resistente, a telha ecológica Onduline não se desprega facilmente quando fixada de maneira adequada.

No entanto, para prolongar a vida útil da cobertura, é importante checar o sentido do vento na região, antes da instalação, pois a sobreposição das telhas deve ser feita na direção contrária ao vento.

A instalação da cumeeira deve seguir a mesma lógica:  fixe-a sempre na direção contrária ao vento para ampliar a durabilidade do material.

Esteja atento também à ancoragem do telhado à estrutura da construção. Certifique-se de que ela foi bem feita para afastar as chances de que o vento provoque estragos na sua nova cobertura.

2. Verifique se o madeiramento está livre de rachaduras e cupins

Verificar se o madeiramento está livre de rachaduras e cupins

Um dos fatores mais importantes para o sucesso na instalação da telha de fibra vegetal Onduline é o estado de conservação da estrutura de madeira que vai sustentar a cobertura.

Madeiramentos que não apresentam bom estado de conservação por estarem apodrecidos, com rachaduras ou focos de infestação de cupins ou outras pragas comprometem não só a fixação das telhas como a segurança de toda a construção.

Para evitar problemas na instalação, fique atento a alguns cuidados importantes:

  • Na hora de comprar a madeira, prefira aquelas que são imunes aos cupins, como Peroba do Campo, Ipê, Peroba Rosa, Jacarandá, Copaíba, Braúna e Sucupira;

  • Faça um tratamento prévio na estrutura. Escolha um produto  com ação repelente contra os cupins e que ajude a prevenir o excesso de umidade;

  • Verifique se não há acúmulo de pó amarelado, pequenas asas ou bolinhas de cor acastanhada, indicativos da presença de cupins na madeira.

  • Contrate profissionais especializados para o cálculo e instalação do madeiramento;
  • Substitua peças que estejam danificadas antes de instalar as telhas;

3. Mantenha o espaçamento correto para os ripões

Manter o espaçamento correto para os ripões e caibros

Além de certificar-se que a estrutura onde você vai apoiar a telha de fibra vegetal Onduline está em bom estado de conservação, é importante observar o espaçamento para os ripões, que devem ter bitola mínima de 2,5 cm X 5 cm qualquer que seja o modelo de telha utilizado.

Caso você tenha optado pelos modelos Onduline Clássica e Onduline Clássica Fit para o seu telhado, a distância para os ripões deve ser de 45 cm do eixo e de 1 m entre os caibros, cuja bitola mínima é de 5 cm X 6 cm. Caso tenha optado pelo modelo Onduline Stilo, a distância entre os ripões deve ser de 46 cm.

Sua cobertura vai ser feita com a telha ecológica Onduvilla? Nesse caso, a distância para os ripões deverá ser de 32 cm. A medida só será diferente na primeira fiada de telhas: aí, o espaçamento deverá ser de 27 cm, uma vez que o balanço de beiral máximo é de 5 cm.

Também é importante lembrar que para a instalação da cumeeira Onduline é necessário acrescentar uma ripa a mais para fazer o apoio da telha.

 

4. Certifique-se de que o telhado tem a inclinação mínima

Verificar a inclinação mínima

Para garantir o total sucesso na instalação da telha de fibra vegetal Onduline, você precisa prestar atenção na inclinação do telhado. Estruturas sem a inclinação mínima necessária podem afetar a durabilidade do material e implicar em perda de garantia. Portanto, fique atento!

  • Onduline Clássica: a inclinação mínima é de 18%, mas para garantir maior conforto térmico, o ideal é que você utilize uma inclinação de 27%;

  • Onduvilla e Onduline Stilo: a inclinação mínima é de 27%.

Para atingir a inclinação adequada, basta levantar 27 cm para cada metro, do beiral para a cumeeira. É importante lembrar que não existe uma inclinação máxima para que você faça a instalação das telhas ecológicas, que podem ser fixadas até mesmo na vertical.

5. Instale os fixadores adequadamente

Instalar corretamente os fixadores

O correto posicionamento dos fixadores é outro importante ponto de atenção para o sucesso da instalação da telha ecológica Onduline.

Coloque-os sempre na parte alta da onda, em todas as ondas nas sobreposições. Para evitar que o produto se desprenda ou sofra avarias, utilize sempre o número de fixadores recomendado pelo fabricante.

Para as telhas Onduline Clássica e Onduline Stilo são necessários 18 fixadores por telha, e para a telha Onduvilla, 5 fixadores.

Jamais fixe as telhas Onduline com pregos telheiros ou borrachas com arruelas. Além de diminuírem a vida útil do material, esses fixadores provocam a perda de garantia de impermeabilização, que é de 15 anos.

6. Caminhe sobre o telhado corretamente

A instalação da telha de fibra vegetal Onduline não impede que você caminhe sobre o telhado. No entanto, é importante tomar algumas precauções para garantir sua segurança.

Para andar pela cobertura, utilize sempre uma tábua larga para distribuir o peso e garantir que as telhas não sejam danificadas. Nunca abra mão de utilizar os seguintes equipamentos de proteção individual:

  • cinto tipo paraquedista;

  • óculos de proteção;

  • capacete;

  • luvas;

  • botas.

Ainda que seja um produto caracterizado pela sua leveza, a telha de fibra vegetal Onduline não impede que você ande sobre a cobertura porque peso e resistência não estão necessariamente relacionados. Na verdade, algumas telhas de materiais mais pesados, como a cerâmica, estão mais sujeitas a quebras que suas similares de fibra vegetal.

A resistência da telha de fibra vegetal Onduline é comprovada por rigorosos controles de qualidade, como o teste de Túnel de Vento. Nele, o produto resistiu a ventos de até 290 km/h sobre estruturas de madeira.

Fabricadas de acordo com padrões europeus de qualidade, as telhas Onduline são a solução perfeita para a sua cobertura!

Agora que você já sabe como instalar corretamente a telha de fibra vegetal Onduline, entenda como adequar o telhado do seu imóvel aos requisitos de uma construção sustentável!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    boa tarde comprei algumas telhas ondoline,classica e estou precisando das cumieiras laterais o vendedor nao tem e nao soube explicar vcs podem me ajudar qual o nome correto e onde comprar

      OLá Sivaldo
      Nos envie seu telefone que nosso SAC entrará em contato com você.
      Ou se preferir, pode ligar para 0800 0 245 260

      Qualquer dúvida, estamos à disposição

      Equipe Coberturas Leves

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.