5 mitos sobre telha ecológica de fibra vegetal que você deve esquecer

A telha ecológica de fibra vegetal é um material moderno, alinhado às inovações mais recentes da construção civil. Seu processo de fabricação envolve tecnologia e respeito ao meio ambiente, resultando em um produto funcional e sustentável.

Imagem ilustrativa de telha ecológica de fibra vegetal

O uso de técnicas e materiais de construção ecologicamente corretos é uma tendência no Brasil e no mundo.  Em projetos residenciais, empresarias e industriais, a demanda por esse tipo de material é cada vez maior. Porém, embora sejam tendência, muita gente ainda tem dúvida sobre a qualidade e a resistência dessas telhas.

Vamos desmistificar as questões que envolvem a telha ecológica de fibra vegetal. Continue lendo!

1. MITO: A telha ecológica de fibra vegetal não é resistente

As telhas ecológicas são extremamente leves e flexíveis, mas isso não quer dizer que não são resistentes! Ao contrário do que muita gente pensa, a resistência não tem nenhuma relação com a espessura ou o peso da telha.

Você sabia que a telha ecológica de fibra vegetal pode receber uma carga de até 90 kg/m²? Além disso, essa telha não trinca ou quebra ao cair ou ser lançada no chão.

Como as telhas ecológicas de fibra vegetal são recobertas por uma camada de resina e betume elas são bastante resistentes também às intempéries e garantem a impermeabilidade da cobertura mesmo depois de muitos anos da instalação.

2. MITO: A telha ecológica de fibra vegetal pode sair voando

Esse é outro mito relacionado às telhas ecológicas de fibra vegetal e ele decorre justamente da leveza do material. Sim, esse tipo de telha tem como uma das suas principais características a leveza, especialmente quando comparada às outras telhas. Porém, isso não quer dizer que a telha não é segura ou que não pode ser bem fixada.

Algumas telhas disponíveis no mercado contam com pregos e anilhas especiais para fixação da cobertura. Isso impede que ventos e chuvas fortes desloquem as telhas causando infiltração, vazamentos e até goteiras.

Não é porque a telha é leve que ela sai voando! Aliás, algumas telhas bem pesadas, como é o caso da telha de cerâmica, por exemplo, precisam de amarrações especiais para evitar que voem ou se desloquem. A segurança da cobertura com relação ao vento está muito mais relacionada com os sistemas de fixação do que com o peso dela. Por isso, não acredite no mito de que telha pesada é mais segura!

3. MITO: A telha ecológica de fibra vegetal deforma

Você já ouviu falar que a telha ecológica de fibra vegetal deforma, ou mesmo “embarriga”, como se diz popularmente? Pois esse é outro mito envolvendo esse tipo de telha!

As deformidades só acontecem quando as telhas não são instaladas adequadamente. Existem diferentes tipos de telha ecológica e cada uma delas deve atender às orientações do fabricante quanto à instalação.

Por isso, para não ter problemas, antes de instalar a cobertura do imóvel, verifique qual é a inclinação recomendada, qual é o espaçamento entre os apoios, qual é o tipo de fixação indicada, assim como as orientações sobre a sobreposição e o beiral. Todas essas informações são indicadas pelo fabricante.

Em muitos casos, o que se verifica é que as telhas ecológicas são instaladas sem respeitar o espaçamento entre os apoios, ou mesmo, apoiadas como as telhas de fibrocimento. Nesses casos, há chances de haver deformações. Por isso, fique atento na hora da instalação!

4. MITO: A telha ecológica de fibra vegetal não permite andar sobre a cobertura

Há quem diga que não é possível andar sobre um telhado de fibra vegetal. Afinal, esse tipo de telha não oferece grande resistência e pode até deformar ou quebrar, conforme o peso da pessoa. Porém, isso não passa de um grande mito!

As telhas ecológicas oferecem excelente resistência mecânica, sem perder a flexibilidade.

Caso seja necessário subir no telhado para fazer alguma inspeção ou manutenção, basta colocar uma tabua para distribuir a carga concentrada e a cobertura se manterá impecável. Ao contrário dos telhados de cerâmica, andar sobre um telhado coberto com telhas de fibra vegetal é fácil e seguro.

5. MITO: A telha ecológica de fibra vegetal pode derreter no sol forte

As telhas ecológicas de fibra vegetal são resistentes ao vento e também às intempéries. Além de impermeáveis, essas telhas são recobertas por resinas e betume que protegem as telhas tanto da ação das chuvas, quanto da luz do Sol.

Por esse motivo, a cobertura permanece intacta e não derrete, mesmo sob Sol escaldante! Alguns modelos disponíveis no mercado são mais resistentes do que outros, pois há diferenças no investimento que cada fabricante faz em tecnologia e aprimoramento dos materiais. Porém, em nenhum caso, as telhas derretem, especialmente por conta da ação do Sol.

Mitos e verdades sobre a telha ecológica de fibra vegetal

A escolha do tipo de cobertura do seu projeto é um ponto extremamente importante. Afinal, o telhado, além de determinar o estilo, impacta de forma significativa no orçamento do projeto.

Há diversos tipos de telhas no mercado, que podem ser mais ou menos interessantes, dependendo do seu projeto.

Antes de escolher a telha ideal, vale a pena considerar não apenas o preço, mas também o rendimento, a qualidade e a funcionalidade da telha. Nem todos os modelos servem para qualquer projeto, por isso, a decisão sobre o  material também deve considerar o tipo de telhado.

Assim, para um melhor resultado final é preciso pesquisar e conhecer bem os materiais antes de tomar a sua decisão.

Agora que você já conhece os principais mitos que envolvem a telha ecológica de fibra vegetal, aproveite para inspirar o seu projeto em soluções criativas e viáveis usando telhas ecológicas.

2 Respostas
  1. Hilário Roberto bonometti

    Li sobre essa telha e gostei . elas estão disponíveis onde ? é qual é o valor é a medida delas

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Hilário.

      Os produtos da Onduline são vendidos em home centers e lojas de material de construção em diversas regiões do Brasil. Por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site para descobrir a revenda mais próxima de você e consultar os preços.

      https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

Deixe um comentário