3 Tipos de telhas transparentes para telhados com muito estilo

Projetos que priorizam a luz natural vêm ganhando espaço na construção civil. Afinal, ambientes bem iluminados promovem maior bem-estar e economia na conta de luz. Não por outro motivo, as telhas transparentes se transformaram em tendência em telhados e escolher o modelo certo pode trazer mais beleza e estilo para o seu projeto.

Foto ilustrativa de telhas transparentes

Hoje, esses modelos de telhas podem ser aproveitados para diferentes ambientes, trazendo mais frescor, amplitude e conforto. Se você pensa em ter um projeto com mais luz solar, vale a pena conferir nossas dicas!

Tipos de telhas transparentes

Ao contrário do que muita gente pensa, as telhas de vidro não são o único tipo de telha transparente. Com a evolução dos materiais de construção, hoje é possível encontrar telhas transparentes feitas com diferentes materiais e com diversas funcionalidades. Confira!

1. Telha de PET reciclado

Quem diria que as garrafas PET não podem ser matéria-prima para telhas transparentes? Pois é, além de um bom custo-benefício, esse tipo de telha tem como principais características a leveza e a facilidade na limpeza. Esse tipo de telha não facilita o aparecimento de fungos, por isso, sua manutenção e higienização são bem mais simples quando comparadas aos outros tipos de telhas.

Além disso, esse tipo de telha não acumula tanto calor quanto as telhas de cerâmica, gerando maior conforto térmico dentro da edificação.

2. Telha de policarbonato

A telha de policarbonato, ou telha translúcida, apresenta um custo um pouco maior do que as telhas de PET reciclado, mas oferece outras vantagens que podem ser interessantes para o projeto.

A telha translúcida é igualmente leve, porém, conta com uma resistência um pouco maior. Além disso, ela filtra os raios UV, fazendo com que a radiação solar, que promove efeitos negativos, não chegue até o ambiente. Por fim, a montagem desse tipo de telha é mais fácil, já que os cortes podem ser feitos sem dificuldades. E, diferentemente da telha de PET reciclado, esse tipo de telha transparente não oferece risco de amarelar.

3. Telha de vidro

Entre todos os modelos de telhas transparentes, a telha de vidro, sem dúvida é a mais conhecida. Além de conferir elegância ao ambiente, esse tipo de telha tem um encaixe perfeito e ajuda a aquecer ambientes frios. Para projetos localizados em regiões cujas temperaturas podem cair, essa telha é, sem dúvida, a ideal.

Por fim, embora ela seja um pouco mais pesada, para determinados ambientes a telha de vidro ainda é mais interessante do que os outros modelos, especialmente considerando o conforto térmico.

 

Prós e contras das telhas transparentes

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os modelos de telhas transparentes, talvez esteja se perguntando “será que vale mesmo investir nesse diferencial para o meu projeto?”. Essa é uma boa pergunta. Por isso, é essencial avaliar os prós e os contras desse tipo de telha antes de instalá-las no seu telhado.

Vantagens

Sem dúvida, uma das principais vantagens das telhas transparentes é a economia na conta de energia. Como esse tipo de telhado favorece a iluminação natural, não é preciso deixar as luzes acesas por tanto tempo. Além disso, o uso da luz natural promove maior bem-estar, já que pequenos períodos de banho de Sol pode melhorar o humor, a pressão arterial e os níveis de estresse. Logo, apostar em formas de priorizar o uso da luz natural no imóvel também é uma forma de iluminar o ambiente e revigorar seus ocupantes.

Outra vantagem desse tipo de cobertura é a vista para o céu. Para quem vive em locais com pouca iluminação artificial e muitas estrelas, ter um telhado desse pode ser uma forma relaxante de apreciar o céu, ou mesmo uma noite de chuva.

As telhas transparentes também promovem uma sensação de maior amplitude do ambiente e são fáceis de instalar. Além disso, elas apresentam um baixo custo de manutenção e são uma ótima opção para projetos residenciais.

Desvantagens

Assim como qualquer material, a telha transparente também apresenta desvantagens. A primeira delas é que alguns tipos de telha transparente custam mais caro e são mais pesadas do que as tradicionais telhas de cerâmica. Por isso, se o seu objetivo é investir nesse material pesquise bastante e veja se o custo total do projeto ficará do orçamento.

Para algumas áreas do projeto, esse tipo de cobertura pode ser menos interessante. Lembre-se que alguns modelos de telhas transparentes são capazes de reter mais calor.

Por fim, as telhas transparentes, em geral, não promovem um bom isolamento acústico. Portanto, dependendo do ambiente, esse tipo de cobertura também não é tão interessante.

Como usar a telha transparente no seu projeto

Existem ideias criativas para quem quer apostar nas telhas transparentes. Tradicionalmente, as pessoas usam esse tipo de cobertura para garagem, jardim de inverno e lavanderia. Porém, projetos arquitetônicos com esse tipo de cobertura ficam muito bem para áreas de churrasqueira, lounges e até cozinhas.

Lembre-se de que não é necessário fazer toda a cobertura de telhas transparentes. É possível iluminar somente espaços estratégicos do ambiente mesclando telhas tradicionais com telhas transparentes.

Contar com um bom arquiteto é o que faz a diferença nesses casos, já que esse profissional é o mais indicado para unir as funcionalidades dos materiais à proposta do projeto. Se você tem o desejo de usar telhas transparentes, converse com seu arquiteto e veja quais são as possibilidades de explorar esse recurso no seu projeto.

Atenção: com a evolução dos materiais de construção, novos modelos de telhas com novas funcionalidades estão presentes no mercado. Por isso, vale a pena pesquisar e encontrar a telha transparente que mais combina com o seu projeto e melhor atende às suas necessidades.

Agora que você já descobriu como usar telhas transparentes para deixar seu projeto muito mais elegante, veja como contratar um bom arquiteto que trabalhe com sustentabilidade!

7 Responses
  1. Luiz Fernando Lacerda

    Prezados senhores,
    Esta empresa fabrica telhas de PET reciclado?
    Caso positivo, os senhores saberiam me informar onde posso comprar destas telhas na cidade de Recife?
    Desde já, obrigado pela atenção.

    Sds

    1. Equipe Coberturas Leves

      OLá Luiz
      As Telha Transparente de Policarbonato Onduclair é produzida de Policarbonato, não tem PET reciclado na sua composição.
      Na sua cidade você encontra na loja Leroy Merlin

      Qualquer dúvida, estamos à disposição

      Equipe Coberturas Leves

  2. Tânia Carvalho

    Bom dia,
    Estamos procurando telhas transparentes para cobrir um espaço de aproximadamente 20m², e vimos a telha de policarbonato, e gostaríamos de saber se essa telha é mais resistente do que a de fibra, pois já tivemos de fibra e ela quebrou diversas vezes por causa de chuva e galhos que caem.
    Caso seja mais resistente, gostaríamos do fornecimento dos distribuidores, estamos em São Paulo, capital, zona sul.
    Att,
    Tânia Carvalho

    1. Equipe Coberturas Leves

      Olá Tânia.

      Sim, as telhas de policarbonato Onduclair da Onduline são mais resistentes do que as de fibra, e podem aguardar bem chuvas e a queda de galhos pequenos.

      Nossos produtos são vendidos em home centers e lojas de materiais de construção em todo o Brasil e os preços variam de acordo com cada região do país. Para descobrir o local de venda mais próximo da sua casa e consultar os preços por favor acesse a seção “Onde Comprar” do nosso site: https://br.onduline.com/onde-comprar-onduline

      Obrigado pelo interesse!

  3. Clélia

    Boa tarde gostaria de tirar uma dúvida, comprei a telha fibra onduline Stilo por ter pesquisado e achar vantagens mas qual minha decepção ao ir depois para comprar telhas transparentes para usar junto no mesmo telhado tive a informação que o fabricante não fabricava, mas hoje entrei na página e encontrei telhas transparentes, sento assim gostaria te saber se é fabricada a telha transparente que case com a que comprei, aguardo retorno. Obrigada

      1. Tchelo

        As ondas das telhas seguem um padrão, basta comprar ou com a mesma medida de altura e distancia entre o eixo das ondas, Ex: Telha com 75 mm x 21mm , 177 mm x 51 mm, onde 75 ou 177 são as distancias entre ondas e 21 e 51 são a altura das ondas.

Leave a Reply

Posts mais populares

Como consertar o telhado? Veja pequenos reparos que podem ser feitos
01/11/2019
 6 ferramentas essenciais para ajudar nas obras
31/10/2019
8 cuidados de como andar no telhado com segurança
30/10/2019
Saiba como realizar uma reforma rápida em ambientes
29/10/2019
Guia completo de iluminação para casa: como deixar iluminada?
25/10/2019

Text Widget

Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue. Donec sed odio dui. Etiam porta sem malesuada.