3 coisas que não te contaram sobre a manta asfaltica para telhado

Quem está construindo ou reformando conhece bem a importância da impermeabilização para manter sua construção segura e livre de vazamentos e goteiras. Nesse cenário, a manta asfaltica para telhado surge como uma das opções mais populares.

Imagem ilustrativa de manta asfaltica para telhado

Mas será que, apesar de popular, a manta asfaltica para telhado é mesmo uma boa opção para o seu projeto? Você sabe quais são os prognósticos do material no que diz respeito à durabilidade, facilidade de manutenção e custos? Descubra tudo no artigo de hoje!

O que é manta asfaltica para telhado?

A manta asfaltica para telhado é um método de impermeabilização comercializado em rolos de espessura variável. Como o próprio nome diz, ela é composta de material asfáltico modificado ao qual são adicionados materiais diversos, como fibra de vidro, poliéster, polietileno ou borracha, que conferem ao sistema características próprias, como maior resistência.

Além das variações no que diz respeito aos componentes adicionados, as mantas asfalticas para telhado também podem ser diferentes no estruturante interno escolhido, na espessura, na resistência e no acabamento.

A escolha da manta asfáltica mais adequada para cada projeto deve ser feita por um profissional especializado. No entanto, os tipos de manta mais utilizadas são:

  • Manta asfáltica aderida: uma das mais comuns, pode ser ligada à superfície com asfalto ou maçarico e costuma ser aplicada em lajes, varandas descobertas ou piscinas;

  • Manta asfáltica flutuante: utilizada em superfícies planas que sofrem grandes deformações, é aplicada sem adesão à base, desligada do substrato ;

  • Manta aluminizada: com uma camada de alumínio na parte superior, é utilizada como acabamento final em áreas não transitáveis;

  • Manta ardosiada: com camada de autoproteção de ardósia, não precisa de proteção mecânica e é utilizada em áreas de cobertura não transitáveis com inclinações não superiores a 30% .

3 fatos sobre manta asfaltica para telhado que você precisa saber

Ainda que seja um dos métodos de impermeabilização mais populares no Brasil, algumas informações importantes sobre a manta asfaltica não são muito conhecidas. Saiba quais são elas!

1. O tempo de vida útil do produto não é longo

Ao contrário do que muita gente imagina, a vida útil da manta asfaltica para telhado não é infinita e depende de uma série de fatores, como a especificação adequada dos materiais, o dimensionamento do sistema de escoamento da laje e a manutenção adequada.

Embora alguns fabricantes informem que a durabilidade média do produto é de cerca de 20 anos, em geral a manta asfáltica apresenta vida útil com estanqueidade total entre 5 a 10 anos, já que com o passar do tempo ela perde a flexibilidade e se torna quebradiça, apresentando falhas na fixação e diversos outros problemas, como infiltrações e vazamentos.

Por isso, ao optar pela manta asfaltica para telhado no seu projeto de impermeabilização é importante considerar também gastos futuros com a sua substituição total, já que, nesse tipo de cobertura, pequenos reparos não se apresentam como soluções eficientes nem duradouras, devido à dificuldade de localização do foco do problema.

É importante considerar ainda que a execução total de uma nova impermeabilização com manta asfaltica para telhado além de novos custos gera uma série de transtornos, já que será preciso remover a proteção mecânica existente, se houver, retirar e transportar o entulho gerado, remover a impermeabilização antiga, reconstituir a regularização, aplicar a nova manta asfáltica, além de colocar nova camada separadora e proteção mecânica.

 

2. Os custos são altos quando comparados aos de outras soluções

A princípio, o custo da manta asfaltica para telhado no projeto de impermeabilização parece não ser tão alto, se considerado somente o valor do rolo do produto no varejo. No entanto, é importante salientar que estimar o custo do projeto tomando como base somente essa variável configura um erro importante de cálculo.

Isso porque, ao valor do material deve somar-se o custo da necessidade de contratação de mão de obra especializada e, como você já sabe, a necessidade de substituição completa do material em períodos relativamente curtos.

Em geral, os custos de impermeabilização na construção civil estão estimados entre 1 e 3% do custo total da obra. No entanto, esse valor pode atingir uma variação de 5 a 10% quando o projeto não atingir seu objetivo e apresentar defeitos.

Apenas para efeito de comparação, de acordo com a Associação Sul Brasileira de Impermeabilização (ASBI / RS), os custos por metro quadrado — incluindo material e mão de obra — para aplicação de manta asfáltica são de aproximadamente 6% do custo unitário básico (CUB / RS).

Diante desse cenário, é possível encontrar soluções de impermeabilização mais baratas e que não apresentem os mesmos inconvenientes da manta asfáltica.

3.  Há a necessidade de contratação de mão de obra especializada

Embora seja conhecida por ser um sistema de impermeabilização relativamente simples, a instalação da manta asfaltica para telhado exige mão de obra especializada para que sua durabilidade seja garantida.

Isso porque o processo tem uma série de particularidades, especialmente no que se refere ao cuidado com emendas e pontos críticos, como desníveis, que precisam ser atentamente respeitados pelos aplicadores.

A medida é fundamental para evitar o surgimento de goteiras e infiltrações que possam causar a refação da obra antes do tempo inicialmente previsto, o que traz uma série de transtornos e gastos extras.

Além disso, o projeto de impermeabilização precisa ser realizado por um profissional especializado, como um engenheiro ou arquiteto, e deve ser pensado logo no início da obra, para que todos os detalhes possam ser planejados considerando as normas técnicas pertinentes e evitando soluções improvisadas e custos desnecessários.

Por todos esses pontos, é importante considerar o uso de outras soluções além da manta asfaltica para telhado na hora de planejar a impermeabilização do seu projeto.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a manta asfaltica para telhado, que tal ler aprender um pouco sobre outro tipo de material: a manta térmica? Leia nosso artigo e fique por dentro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

    Boa tarde,
    Conteúdo de informações muito bom.
    Preciso de uma dica para tirar umidade de uma parede, a manta asfaltica resolve até que ponto.
    Tenho alguma alternativa diferente para solucionar?
    Obrigado,
    Aguardo por um retorno.

    Excelente …otimo aprendizado!
    Tenho uma obra, onde o acesso nao e muito facil, devido a altura do pe direito e a obra ser centralizada.
    Hoje, o local contem manta 3mm aluminizda, aplicada sobre telhas de amianto ondulada de 6mm, aplicadas de forma chapada, ou seja nao acompanhando a curvatura das ondas.
    Entretanto poucos pontos tem problemas, em virtude do tempo e das manutenções de ar condicionado e outros…mas os reparos nao sao eficientes.
    O atual locatario e um Banco e o mesmo quer trocar por inteiro a manta.
    Entretanto ela esta razoavelmente em bom estado e pelo acesso ser muito difícil gostaria de propor a aplicação de manta sobre manta … formanfo um telhado monolítico e impermeável.
    E possivel, aplicando um aderente PRIMER criar esta ligação de uma peca sobre a outra?
    Gostaria muito de uma opinião para melhor oferecer o servico e uma certa e coerente durabilidade da aplicacso!
    Meu nome e Aguinaldo Kemmer e sou socio proprietário da Artiteto.
    Meu celular whatssap e 43 9 91177970.
    Se houver slguma orientação ficaria extremamente grato em te-las, ou alguma outra solução que pudesse reverter os atuais problemas da agência em dias de chuva, sem comprometer o que efetivamente esta colocado. Ou seja sem tirar o material existente.

      Olá Aguinaldo

      Encaminhamos seu contato para o nosso engenheiro.
      Ele irá entrar em contato para lhe passar mais informações, ok?

      Obrigado pelo interesse!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.